Our blog

8
nov 2011

E você, tem condromalácia patelar ? Saiba como identificar

posted in: Fisioterapeuta

Dor profunda no joelho ao subir e descer escadas? Ao Levantar-se de uma cadeira, ao correr? Ou nao pode realizar suas atividades cotidianas por sentir dor, ardencia ou estalos no joelho? Sim voce pode estar desenvolvendo ou possuir a condromalacia patelar.

Apesar de possuir um nome estranho, incomum e desconhecido pela maioria das pessoas  a Condromalácia patelar é mais comum do que se pensa. Também conhecida como síndrome da dor patelo-femoral, ou “joelho de corredor”) consiste em uma patologia crônica degenerativa da cartilagem articular da superfície posterior da patela e dos côndilos femorais correspondentes, que produz desconforto e dor ao redor ou atrás da patela. É comum em jovens adultos, especialmente jogadores de futebol, ciclistas, jogadores de tênis e corredores.

A condromalácia patelar refere-se ao joelho que foi estruturalmente danificado, enquanto que o termo mais genérico – síndrome da dor patelo-femoral – se refere aos estágios iniciais dessa condição, na qual os sintomas ainda podem ser completamente revertidos. Porém,  mudanças causadas por  sucessivas reações inflamatórias internas da cartilagem produzem um dano estrutural muito mais difícil de ser tratado.

A Causa

O fator mais comum é o traumatismo, seja por um trauma crônico por fricção crônica (atrito constante) entre a patela e o sulco patelar do fêmur – por onde ela passa durante a flexão do joelho – em razão do uso:

  •  inadequado de aparelhos de ginástica;
  •  exercícios em step, agachamentos ou leg press sem supervisão e cuidados devidos;
  •  ou prática inadequada de esportes, com força excessiva aplicada na patela;
  • ou por um trauma distinto, como uma pancada ou choque do joelho sobre um objeto ;
  • ou lesão aguda da cartilagem fêmoropatelar, com impedimento da nutrição ideal dessa estrutura devido às rachaduras originadas.

Deve se considerar tambem que os desequilíbrios musculares tambem são responsaveis por esta e outras lesões, por isso a prática de quaisquer exercicios fisicos sob supervisao de profissionais devem ser incentivados afim de prevenir tais tipos de lesões.
Se você identificou alguns sintomas ou ainda tem duvidas, procure seu medico ortopedista de confiança para de fato diagnosticar o mais rapido possivel a lesão . Lembre-se de que quanto mais recentemente descoberta a lesão melhor os resultados do tratamento.

Copyright © 2012 - Academia Happy Day - Todos direitos Reservados ( all right reserved ) proibida reprodução sob lei 9610/98.