ANÁLISE BIOMECÂNICA DO EXERCÍCIO “ROSCA DIRETA COM BARRA”

O principal objetivo deste trabalho foi analisar a biomecânica do exercício rosca bíceps, que é um exercício muito praticado em academias de musculação, o qual sua articulação de movimento é somente a do cotovelo.

Para Campos (2000), O exercício rosca bíceps resume-se em uma flexão (fase inicial) e extensão (fase final) de cotovelos.

Neumann (2011), diz que os movimentos possíveis que a articulação do cotovelo permite é apenas a flexão que compreende um ângulo de 0º a 145º e extensão que é de 0º.

Segundo HALL (2009) e SCHMIDT (2010), os músculos responsáveis pelos movimentos estão divididos em dois grupos, o primário (principal) e o secundário (auxiliar).

– Grupo principal: Biceps Braquial, Braquial, Braquiorradial e o Triceps Braquial

– Grupo auxiliar: Flexor Radial do Carpo, Flexor Ulnar do Carpo, Palmar Longo, Pronador Redondo, Flexor Superficial dos Dedos, Extensor Radial Longo do Carpo, Extensor Radial Curto do Carpo, Extensor Ulnar do Carpo, Extensor dos Dedos, Extensor do Dedo Mínimo e o Ancôneo.

METODOLOGIA
       1 Individuo praticante de musculação, com 8 anos de experiência e pratica. Sem problemas médicos e articulares.

Sexo: masculino
Peso: 78 kg
Estatura: 1,74 cm

MATERIAIS:
      1 barra maciça para bíceps com 1,50 m.
2 anilhas de 10 kg.
2 anilhas de 2 kg.
1 tripé para câmera.
1 celular com câmera filmadora (Iphone 7).
6 marcadores.

ANALISE DO EXERCÍCIO “ROSCA DIRETA COM BARRA”

Descrição do Exercício
Partindo de uma posição inicial em pé com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semi-flexionados e abdômen contraído, segure a barra com os cotovelos estendidos, as mãos afastadas na largura dos ombros em pegada supinada na barra. Leve a barra até o nível dos ombros, fazendo uma flexão de cotovelos (fase concêntrica), Abaixe a barra de volta a posição inicial com uma extensão de cotovelos de maneira controlada (fase excêntrica).

Músculos agonistas
Os músculos principais segundo Hall (2009), são: – Bíceps Braquial, Braquial e Braquiorradial. Ainda segundo o mesmo autor os secundários são: – Flexor Radial do Carpo, Flexor Ulnar do Carpo, Palmar Longo, Pronador Redondo e Flexor Superficial dos Dedos.

Músculos antagonistas
Para Hall (2009), o músculo principal é o: – Tríceps Braquial. Para Schmidt (2010), os músculos secundários são: – Extensor Radial Longo do Carpo, Extensor Radial Curto do Carpo, Extensor Ulnar do Carpo, Extensor dos Dedos, Extensor do Dedo Mínimo e o Ancôneo;

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A rosca direta com barra é um exercício bem simples, mais que recruta vários músculos para sua execução. Consiste apenas em uma flexão de cotovelos, pode ser assimilada como uma atividade de levantar alguma coisa no dia a dia tem uma amplitude média de flexão de 145º (Campos, 2000). Sua alavanca é de terceira classe (interpotente), força entre ponto de apoio e resistência.

José Augusto.
Estudante de Educação Física

Curta nossa pagina no Facebook

Conheça nosso Canal no YouTube, acesse “Minuto Saúde Hapy Day”.

 

REFERÊNCIAS
CAMPOS, Maurício de A. Biomecânica da musculação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
HALL, Susan J. Biomecânica básica. Baruiri. Manoli, 2009.
NEUMANN, Donald. A cinesiologia do aparelho musculoesquelético. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
SCHMIDT, Ademir. Cinesiologia e biomecânica. Goiânia: 2010.