A glicose.

A glicose e um carboidrato considerado uma das principais fontes de energia para ser vivo, o pâncreas e o órgão responsável em produzir um hormônio chamado insulina, que e responsável por permitir a entrada da glicose em nossas células, quando o pâncreas está comprometido, ocorre uma deficiência da insulina o que altera a captação da glicose pelas células resultando no aumento da glicose no sangue, assim se não for tomadas as medidas corretas, a pessoa pode desenvolve a Diabetes Mellitus.

A diabetes é uma doença que desregula a forma como o organismo utiliza a glicose (açúcar)

HÁ dois tipos de diferentes de diabetes: tipo 1 e tipo 2, Na diabetes tipo 1, o pâncreas  não produz  insulina suficiente. Na diabetes Há tipo 2, o pâncreas pode não produzir insulina suficiente ou o organismo torna-se resistente à insulina . Como conseqüência, haverá uma quantidade elevada de açúcar na corrente sanguínea e por isso pode afetar diversos órgãos caso não tratadas de forma adequadas.

A diabetes pode ser uma condição crônica que acompanha a pessoa para toda a vida, sendo necessário monitorização freqüente e tratamento adequado. Isso pode afetar diversos órgãos caso não tratado de forma adequada.

A diabetes pode ser uma condição crônica que acompanhará a pessoa para toda a vida, uso de algumas medicações, realizações de exames periódicos e medidas de auto-cuidados.

Para detectar a doença, o exame básico e chamado de glicemia de jejum que deve variar de 70 ate 100 mg/dl. A partir de 126 mg/dl  em pelo menos dois exames consecutivos, já podemos considerar que o paciente já apresenta um quadro hiperglicemia. Quando a glicemia e superior a 140 mg/dl um exame e feito a qualquer hora do dia podemos confirmar que o paciente e um diabético. Mas se os números apresentarem entre 110 e 125, pede-se o teste de oral de tolerância a glicose para tirar a teima.

Alguns exames para detectar a diabetes.

Glicose de jejum

Teste de tolerância a glicose

Glicose pós prandial

Hemoglobina glicada

Os sintomas da diabetes são:

A concentração de açúcar no sangue

Aumento de volume urinário;

Perda de peso (tipo 1 antes do tratamento, já no tipo 2 não)

Fome exagerada;

Visão esfumaçada;

Náusea;

Facilidade para ter infecções;

Nas pessoas que tem a diabetes tipo 1, os sintomas se manifestam rapidamente.

A doença mal cuidada pode trazer muitas complicações, como por exemplo, a diminuição da circulação sanguínea que pode causar alterações no coração (ataque cardíaco) nos olhos (perda da visão) pernas (fraquezas), rins (requer hemodiálise) pele (feridas e ulceras, amputação) e nervos (paralisa), etc.

O tratamento requer cuidado, deve-se controlar o açúcar no sangue principalmente. E necessário muito exercícios e também dietas de acordo com tipo e também com paciente. Em geral diabético não devem comer com muita freqüência alimentos doces. As pessoas com diabetes também muitas vezes tem o colesterol alto porem para abaixá-lo também e necessário controlar o açúcar. Alguns medicamentos também são usados, como insulina e também hipoglicemiantes orais.

A prevenção ainda não existe, pois pouco se sabe sobre o aparecimento da diabetes tio 1. Já anos riscos da diabetes tipo 2 e na alimentação e também nos exercícios físicos.

Flaviana Parker
Estudante de Educação Física

Curta nossa pagina no Facebook 

Conheça nosso Canal no YouTube, acesse “Minuto Saúde Hapy Day”.