Amante de corrida

Corredora com o coração, assim me descrevo nesse meu mundo “esportista”. A primeira pergunta que me fazem quando digo que corro é: “Como faço para correr?”.

De imediato até respondo coragem. Daí por diante vem as perguntas:
“É só sair correndo?”,
“Tem jeito certo de respirar?”,
“Preciso ir na academia?”;
“Qual o melhor tênis , o que comer no pré-treino?”,

Entre outras questões de grande importância.

O nosso objetivo é conseguir correr cada vez mais. Primeiramente, quebrar barreiras e superar limites pode parecer uma tarefa difícil, que exige esforço e muita disciplina, mas para chegarmos lá existem vários fatores fundamentais para iniciar uma corrida.

Seguem, então, algumas dicas de treino para os iniciantes na corrida.

  1. Os braços:
    Membros tão importantes quanto as pernas, eles funcionam como pêndulos e ajudam o corpo a se impulsionar para frente. Se você os movimenta, ajuda no aumento da velocidade e da forca aplicada na corrida.
  2. Core:
    O core é nosso centro de força composto por 29 pares de músculos que suportam a estabilidade da bacia, pélvis e o abdômen. Um core forte ajuda a aguentar o tranco de uma corrida forte e, ajuda também na respiração.
  1. Agachar e saltar:
    A força da impulsão ao saltar, ajuda a fortalecer o corpo e fugir das lesões na corrida, agachar te deixa mais forte.
  1. Respiração:
    Você pode respirar pelo nariz ou pela boca, de acordo com o que te deixe mais confortável.
  1. Cuidado com o que vai comer:
    Você tem que se preocupar em não dar trabalho ao seu estomago e ter uma rápida absorção de nutrientes antes das corridas.
  1. Academia:
    Fator indispensável para qualquer esporte, logo ela, a corrida, não iria ficar de fora. Pois ela trabalha todo o fortalecimento muscular do seu corpo.
  1. Tênis:
    Sempre leve e confortável sem apertar e sem sair do pé, acompanhado de uma meia compressora.
  1. Vestimenta:
    Uma calça ou bermuda de compressão, para as mulheres top com segurança. Em dias de sol uma viseira e óculos de sol acompanhado de protetor solar.
  1. Tempo “PC”:
    No começo, não se preocupe com o tempo, faça o seu melhor e os resultados virão. Abaixar um aplicativo de corrida no celular também pode te ajudar na orientação da quilometragem.
  1. Alongamento:
    É responsável em preparar o nosso corpo para receber a carga de exercícios. Ajuda a prevenir a cãibra na corrida e é indicado fazer um alongamento antes de após a corrida. Dica: Faça movimentos alongando a musculatura.
  1. Exercícios complementares:
    Procure sempre um profissional de Educação Física para te orientar e acompanhar sobre todas as suas demandas, evitando lesões, desmaios. Isso irá te incentivar muito mais.
  1. Regularidade:
    A regularidade no exercício faz que o corpo se acostume aos poucos com  o esforço e consiga progredir.
  1. Beba água:
    Beba água antes, durante e após a corrida, mas sem muito exagero. O excesso de água pode causar câimbras musculares.
  1. Evite exageros:
    Em treinos longos mantenha um ritmo leve para você conseguir concluir o percurso com segurança, deixe os ritmos elevados para os treinos curtos.

 

  1. Energéticos:
    Bebidas energéticas têm a função de maximizar a absorção de fluidos e aumentar a desempenho por meio do fornecimento de carboidratos eletrólitos ao organismo. Durante a atividade física de longa duração ela fornece energia e retarda a fadiga, pois libera aos poucos a glicose para o sangue.
  1. Esteira:
    A esteira é uma boa alternativa para ganhar condicionamento físico, além disso, amortece bem as passadas.

A dificuldade de correr só na esteira é que quando vai para a rua ou montanha, pode torcer o pé, muita atenção a esse detalhe.

Esses são alguns fatores indispensáveis para iniciar a corrida, mas temos que levar em conta também: o sono, dormir bem é fundamental para praticar atividades físicas; o peso, tendo sempre muita cautela e inicie com moderação; e um acompanhamento de um profissional qualificado.

Com tudo isso e mais dedicação, paciência, esforço e uma rotina se alcança os objetivos.

“Você não precisa ser bom para começar, mas precisa começar para ser bom”.

Débora Silvério Godoi.
Profissional de Educação Física
Cref: 150027-G/SP

Curta nossa pagina no Facebook

Conheça nosso Canal no YouTube, acesse “Minuto Saúde Hapy Day”.